terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Visita ao Museu do Homem Sergipano




( Fonte: muhse.ufs.br)

MUSEU DO HOMEM SERGIPANO

O Museu do Homem Sergipano (MUHSE) é um museu universitário com o compromisso de divulgar a produção do conhecimento realizada na universidade sobre Sergipe e extroverte-la para o público.
Rua Estância, 228 - Centro, Aracaju -
 SE, 49010-180 (79) 3302-5840
Email: muhse.ufs.br
Site: http://muhse.ufs.br/

Trajetória da UFS até o MUHSE

Horário de funcionamento
segunda-feira a sexta-feira 8h-12h/14h-17h
Obs: Atualmente encontra-se fechado para reforma física





Exibir mapa ampliado

 

História do museu

Museu de antropologia. nome Criado em 1976 e usado como título para o exercício de exposição dos trabalhos de pesquisa dos professores do setor de antropologia,( atual departamento de ciências sociais) da UFS do campus de São Cristóvão, porém num determinado momento passa-se a usar a expressão “núcleo museológico” devido a junção de pesquisas de vários grupos que agora são expostos em salas cedidas pelo CCBS-Centro de ciências biológicas da saúde. Após isso a historia do museu passa por alguns diferentes endereços de sede como o hotel palace e o prédio na praça Camerino onde hoje é o juizado federal, nesse último é que em 1996 o museu é aberto oficialmente para o público.
Só no ano 2000 através da resolução nº 7 do conselho universitário é que oficialmente passa o nome museu de antropologia para dar lugar a atual identificação de museu do homem sergipano.

Historia do prédio

Prédio datado dos anos 20. com estilo eclético trazido pelas mãos de alguns construtores e artistas italianos que aqui chegaram  com o objetivo de realizar algumas reformas na paisagem urbana de aracaju em virtude do aniversário da emancipação politica de Srgipe em 1920, também foi residência da familia do Dr. Manoel correia Dantas , já na década de 50 o prédio passa a ser propriedade da diocese de aracaju, ordem religiosa que inaugura a faculdade de serviço social, já em 1968 com a criação da universidade federal de Sergipe o curso e o prédio se tornaram posse da mesma, daí por diante o imóvel vai sendo usado para várias finalidades até que em 2004 se torna a sede atual do museu do homem sergipano.


Acervo museológico

(Gangalha de bois)

O acervo constituído desde 1976 até hoje, é composto na sua maior parte de objetos em cerâmica de artesãos sergipanos da região do município de Santana do são Francisco que era chamado de carrapicho, de Itabaianinha e de outras localidades produtoras de materiais cerâmicos, há também mobiliários, obras de arte. É um acervo diversificado que conta um pouco da história de Sergipe.
as formas de pesquisa na instituição para o público se dá através das exposições e da biblieca do museu, porém devido a reforma somente essa última está a disposição do público.



 
 ( tacho de açúcar do séc. XIX)

Novidades

um dos objetivos com a reforma é alcançar a acessibilidade do museu para cadeirantes através de adaptações na estrutura física do prédio, e a tradução de textos para o braille para receber novos visistantes.
E ainda esta em formação a associação de amigos do museu do homem sergipano, idealizado por estudantes da UFS com a finalidade de apoiar o museu de forma direta em suas necessidades como instituição.




fonte:http://muhse.ufs.br/pagina/organograma-muhse-7347.html




Organização do MUHSE



Atualmente o museu é 






(Mª de Fátima, Daniel Max,, Lethícia e Luiz Carlos da esquerda para direita alunos graduando em historia pela UFS e no centro a  Profª Verônica-diretora do museu )
dirigido pela Profª 
Msc Verônica Maria Meneses Nunes

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário